Preservação do meio ambiente: DEVER DE TODOS !

Padrão

meio_ambiente

“Inegavelmente, todos querem um mundo melhor, entretanto pouco se tem feito para que essa vontade torne-se realidade. Diante dos problemas ambientais que o Planeta Terra vem sofrendo, é impossível ficar indiferente aos danos causados. Os prejuízos atingem não só os seres humanos, mas sobretudo a fauna e a flora. Diversas espécies animais e vegetais são prejudicadas, uma vez que não conseguem se defender das agressões a que são submetidas. Então o que fazer para se desfrutar de um ambiente ecologicamente equilibrado? Acredita-se que a busca por um desenvolvimento sustentável.

Sabe-se que esse modelo de desenvolvimento visa a garantir às gerações futuras as mesmas condições ambientais desfrutadas pelas gerações atuais. Esse objetivo seria alcançado através de uma busca incessante do equilíbrio entre as dimensões ambientais, sociais e econômicas, que são os pilares desse modelo.

Viver em um ambiente saudável não é uma utopia, mas um direito garantido no artigo 225 da Constituição da República Federativa do Brasil, onde se assevera que:

[…] todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e a coletividade o dever de defende-ló e preserva-ló para as presentes e futuras gerações. (BRASIL, 1988)

Pensando dessa forma, é obrigação do Estado e da sociedade promover as condições necessárias para que se tenha um meio ambiente o mais conservado possível. E para atingir esse intento prega-se a adoção de práticas sustentáveis em todas as atividades humanas.

Viver em ambiente sustentável é desfrutar dos recursos disponíveis de forma comedida. É utilizar apenas o necessário, promovendo melhorias para o meio ambiente como um todo.

Para que isso aconteça, muitas mudanças ainda serão necessárias na vida em sociedade. A conscientização da população para que aja em conjunto em prol do interesse comum, a conservação dos recursos naturais e a ampliação das informações sobre a real situação do planeta, propondo formas para melhorar o meio ambiente, são medidas indispensáveis nessa trajetória. Com mudanças dessa ordem, a recuperação do ambiente vital deixaria de ser apenas um desejo para se tornar realidade.

Enfim, é possível sim garantir para o futuro um meio ambiente ecologicamente equilibrado. O modelo do desenvolvimento sustentável seria um grande aliado da humanidade nesse intento.”

Bibliografia: http://www.focoambiental.net/2012/04/meio-ambiente-e-dever-de-todos-preserva.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s