Festa de Santa Rita de Cássia

Padrão

‘Dia 22 de maio: Dia de Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia é festejada em 22 de maio, dia de sua morte. Ela faleceu no ano de 1457, de tuberculose, com 76 anos

Ela é a protetora das causas impossíveis, problemas difíceis em família além de também ser a protetora das viúvas. Ela é considerada uma das santas mais populares do Brasil, assim como São Judas Tadeu, ambos, protetores das causas impossíveis.

Santa Rita de Cássia é venerada na Itália, Portugal, Espanha, França, Venezuela, Argentina, Estados Unidos, e em vários estados brasileiros.

Durante os festejos, os devotos homenageiam-na com rosas de todas as cores.

Na maioria das cidades históricas existem imagens barrocas de Santa Rita de Cássia. Estas imagens fazem parte do conjunto de imaginárias dos retábulos laterais das igrejas.”

Em Cataguases por exemplo, está localizado o maior santuário de Minas em homenagem a Santa Rita de Cássia. Sua arquitetura, no estilo moderno, tem projeto de Edgar Guimarães do Valle. O santuário foi inaugurado em 1968. A fachada possui um painel de Djanira, contando a vida de Santa Rita. Em seu interior, os fiéis podem admirar o mural de Nanzita, intitulando “A Via Crucis de Jesus Cristo”.

Durante os dias 18 a 25 de maio aconteceu na cidade de Cataguases, a tradicional festa de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade, e que ocorre há cerca de 34 anos. É uma comemoração que mexe com a população cataguasense, com shows todos os dias (incluindo no repertório músicas religiosas) . A festa acontece com a ajuda dos fiéis, que colaboram com pequenas doações.

Barracas de doces, salgados, caldos, plantas, pescaria, bingos, são as atrações da festa.

No dia de Santa Rita – 22 de maio- acontece um grande show pirotécnico que emociona a população. Além da festa religiosa que acontece com grande fervor, não podemos nos esquecer da novena que é dedicada à padroeira, com peregrinação da imagem e procissão.

A festa pode ser considera a melhor da cidade e também da Diocese de Leopoldina.’

Bibliografia: http://dialogoshistoricos.wordpress.com/comunidade/festa-de-santa-rita-de-cassia/

http://www.descubraminas.com.br/Cultura/Pagina.aspx?cod_pgi=2147

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s